26/10/2023
Por que aproveitar os juros compostos é tão difícil?
O que prejudica a construção de riqueza?
A Akre Capital Management fez uma reflexão sobre o retorno do S&P 500 nos últimos 100 anos. Se uma família americana tivesse investido $72.000 em 1922 e simplesmente deixado lá, teria por volta de $1 bilhão em 2022.
Eles afirmam não ter certeza de quantas famílias tinham essa quantidade de dinheiro, que equivale a aproximadamente $1,3 milhão hoje, para investir no mercado de ações em 1922. Mas acreditam que o número era certamente maior do que o número de famílias bilionárias atualmente.
O que aconteceu com todas as famílias que poderiam ter sido bilionárias? Por que mais investidores não colhem os benefícios dos juros compostos? A gestora afirma que é normal achar que o motivo esteja em recessões, depressões, guerras, crises financeiras e políticas, altas taxas de juro, inflação, estagflação ou até uma pandemia global.
Mas aqui está a questão: o retorno do mercado de ações nos últimos 100 anos incluiu todos esses eventos adversos. E ainda assim, o mercado continuou a acumular riqueza.
Para ilustrar: cada $1 investido no S&P em 1922 e não tocado teria se tornado quase $13.800 em 2022.
A conclusão da gestora: não são os eventos macroeconômicos adversos que descarrilam a acumulação de riqueza. Mas sim, as reações dos investidores a esses eventos.
O comportamento do investidor tem um impacto monumental nos resultados de longo prazo. Então, a mensagem aqui é clara: não são as adversidades externas que impedem o potencial dos seus investimentos. É a forma como reagimos a elas. Em resumo, o comportamento do investidor descarrila a composição da riqueza.
Pense nisso!
Fonte:
https://www.akrecapital.com/why-compounding-is-so-difficult/
Conheça a IP Participações: Somos o fundo independente de bancos mais antigo do Brasil. Desde o Plano Real em 1994, valorizamos o patrimônio de nossos cotistas em mais de 200 vezes, com um rendimento anual de 20%. Essa performance é 6,5 vezes superior ao Ibovespa e 3 vezes acima do CDI. Saiba mais clicando aqui.
Saiba mais sobre nós:
Cadastre-se em nossa newsletter e receba com exclusividade nossos melhores insights no seu e-mail:
/cadastro-ipcp
Acesse as nossas redes e fique por dentro das novidades:
Instagram
Twitter
Linkedin
Assista aos nossos conteúdos:
Youtube
Mais informações sobre nossos fundos:
/fundos
Além disso, para ter novidades em primeira mão, acesse nosso grupo no WhatsApp
chat.whatsapp