Nossa dedicação é exclusivamente voltada para a atividade de gestão de recursos.

A IP Capital Partners foi fundada em 1988 como a primeira empresa independente de gestão de recursos constituída no Brasil.

Nosso primeiro fundo é o IP Participações, que também é um dos primeiros fundos de uma asset independente no Brasil. O IP Participações apresenta um dos históricos mais longos e rentáveis da indústria de fundos brasileira, com um retorno equivalente a 3 vezes o CDI e 7 vezes o Ibovespa desde o início do Plano Real. Temos também 3 outros fundos: o IP Value Hedge (nosso hedge fund, uma alternativa aos multimercados), o IP Previdência (versão previdenciária do IP Participações) e o IP Atlas USD (investimentos em empresas internacionais e exposição ao dólar). Mais do que alcançar rentabilidades espetaculares em anos isolados, nossos gestores são obcecados por mitigar os riscos, de forma a combinar retornos consistentes com uma volatilidade histórica bem menor que a da indústria de fundos de ações.


A IP é uma partnership. Todos nossos integrantes participam do resultado da empresa por meio de um sistema meritocrático. Aqueles que mais contribuem se tornam sócios ou associados. Além disso, temos total alinhamento de interesses entre nosso time e os clientes com sócios e associados investindo em média mais do que 60% de seu patrimônio financeiro nos mesmos fundos disponíveis aos nossos cotistas.


Nosso objetivo é obter altos retornos absolutos por meio de investimentos em ações.

Buscamos comprar participações, sempre com horizonte de longo prazo, em empresas que julgamos ser as melhores da Bolsa a partir de uma combinação de 5 critérios:



  • Ser um negócio que acreditamos ser excepcional

  • Que ganha mercado ao longo do tempo

  • Gerido por empresários honestos e competentes

  • Com endividamento sob controle

  • Negociado por um preço que consideramos adequado


E também temos 4 filtros para eliminar empresas em que não vamos investir:



  • Estatais

  • Empresas de commodities

  • Companhias com posição competitiva frágil

  • Empresas com governança ruim


Ao adotar esses critérios e tomar esses cuidados, colocamos em prática nossa principal ferramenta de gestão de risco: só investir em empresas extraordinárias para evitar perdas permanentes de capital.


Gestão de Risco

Sólidos retornos de longo prazo também são fruto da manutenção de riscos sob controle.


O que aprendemos ao longo de mais de 30 anos é que a melhor forma de lidar com crises é estarmos sempre preparados.


Para nós, isso significa, entre outros aspectos, respeitar nossos critérios de seleção de empresas, com baixa propensão a pagar caro por cenários macro promissores, preferindo negócios impulsionados pelos seus próprios motores de crescimento e que estejam disponíveis a preços atraentes.


Assumimos que choques acontecerão, mas que sua magnitude é muito difícil de prever. Nosso objetivo é ter a capacidade de passar pelas crises sem que haja perda permanente no valor do portfólio, independente do que aconteça com os preços no curto prazo.


Adicionalmente, todos os sócios e associados mantêm a maior parte de seus patrimônios pessoais investidos nos fundos da IP. Uma forma de alinhamento simples para que todos se preocupem ativamente com os riscos incorridos.


Christiano trabalha com investimentos em ações desde 1983. É sócio cofundador da IP e hoje atua como Conselheiro. Juntamente com o Comitê Executivo é responsável pela definição e acompanhamento da estratégia da empresa e sua política de remuneração.

No início da carreira, trabalhou no Banco Boavista, Cash Corretora, Banco Fonte e Corretora Nacional.

Bruno é sócio e ingressou na IP em 2004. É gestor do IP Value Hedge e cogestor das estratégias IP Participações e IP Previdência, além de integrar o Comitê Executivo. Antes de assumir a gestão, atuou em áreas de trading e análise. É formado em Ciências Econômicas pelo IBMEC-RJ.

Pedro é sócio e ingressou na IP em 2002. É gestor do IP Atlas e cogestor das estratégias IP Participações e IP Previdência. É formado em Ciências Econômicas pela PUC-Rio.

Gabriel é sócio e ingressou na IP em 2010. Faz parte do time de investimento, com experiência em gestão de carteiras long-only e long-short de ações brasileiras. Antes da IP, foi sócio e cogestor na Rio Gestão de Recursos. É formado em Ciências Econômicas pelo IBMEC-RJ.

Rafael é sócio e ingressou na IP em 2013. Faz parte do time de investimento, com foco em análise e acompanhamento de empresas. É formado em Administração de Empresas pela PUC-Rio.

Karen é sócia e ingressou na IP em 2014 como analista. Faz parte do time de investimento, com experiência prévia em Gávea Investimentos, Victoria Capital Partners e Deutsche Bank. É formada em Economia e Desenvolvimento Sustentável pela Columbia University.

Marco é analista de investimentos e ingressou na IP em 2023. É formado em Ciências Econômicas pela FGV.

Mateus é analista de investimentos e ingressou na IP em 2025. Antes disso, foi analista na GAP Asset e estagiário na Sharp Capital. É formado em Ciências Econômicas pela PUC-Rio.

Bernardo é associado e ingressou na IP em 2021. Faz parte do time de investimento, atuando no desenvolvimento e monitoramento de dados para análise de empresas. Anteriormente, trabalhou como analista na Bogari Capital. É formado em Engenharia de Produção pela PUC-Rio.

Marcelle é associada e ingressou na IP em 2015. Faz parte do time de investimentos, conectando a equipe a especialistas das empresas e setores que estudamos. Antes da IP, foi auditora contábil na PwC e headhunter na Robert Half. É formada em Ciências Contábeis e possui certificado em Business pela Shafston College, na Austrália.

Lucas é sócio e ingressou na IP em 2019. É responsável pelo trading. Anteriormente, trabalhou na Canepa Asset no time de análise e gestão. É formado em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ (Magna Cum Laude) e possui certificação CFA.

Luiz é associado e ingressou na IP em 2020. Atua em back-office e trading. Iniciou sua carreira como oficial da Marinha Brasileira.

Carolina é sócia e ingressou na IP em 2012. É responsável pela área de Relações com Investidores. Anteriormente, trabalhou na JGP Gestão de Recursos e iniciou sua carreira na Ático Asset Management, passando por back-office, trading, risco e RI. É formada em Engenharia de Produção pela PUC-Rio, possui curso sequencial de Empreendedorismo e é certificada CFA.

Juliana é associada e ingressou na IP em 2020. Faz parte do time de relação com investidores e comunicação. Antes da IP, foi empreendedora e sócia de agência de comunicação. É formada em Comunicação pela PUC-Rio e possui mestrado em Comunicação pelo Chelsea College of Art & Design, em Londres.

Rodolfo é sócio e ingressou na IP em 2004. É membro do Comitê Executivo e Chief Operating Officer (COO). Antes da IP, trabalhou em consultoria de TI e desenvolvimento por 5 anos. É bacharel em Tecnologia da Informação pela PUC-Rio e possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC-RJ.

Daniel é sócio e ingressou na IP em 2008. É responsável por back-office, gestão de risco e compliance. Antes da IP, trabalhou no time de risco da Opportunity e em Project Finance no BNP Paribas. É formado em Engenharia Elétrica com duplo diploma pela PUC-Rio e École Centrale Paris.

Sabrina é associada e ingressou na IP em 2012. Acumula responsabilidades em controladoria, administração e back-office. No início da carreira, atuou em atendimento ao cliente e áreas administrativas/financeiras nos setores de hotelaria, energia e software.

Victor ingressou na IP em 2020 e atua em back-office e onboarding de clientes. Antes da IP, trabalhou em consultorias de O&G para a Petrobras, auditoria de negócios e empresas de turismo. É formado em Administração e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela PUC-Rio.

Quer saber mais?

Envie seu comentário, entre em contato ou acompanhe a gente nas redes sociais.

    Quero ficar por dentro das últimas publicações: