Quanto dinheiro é preciso para viver com conforto?

O que dizem Morgan Housel, Warren Buffett, Stephen Hawking e Gary Kremen

Alguns conselhos do Morgan Housel para você definir qual é o número mais adequado para você:

– Não fique se comparando aos outros. Gary Kremen, fundador do site Match.com, certa vez disse que alguém com US$ 10 milhões “não é ninguém” no Vale do Silício. Cada um com sua realidade.

– Já temos bem mais acesso a coisas que nossos avós. O mundo deu enormes saltos em qualidade de vida, renda, saúde, educação… Warren Buffett já disse isso a um grupo de estudantes: “Vocês podem fazer o que quiserem. Vocês literalmente vivem melhor que Rockefeller.”

“A fortuna sem paralelos de Rockefeller não podia comprar o que consideramos garantido em todos os campos – transporte, lazer, comunicações e serviços médicos, só para nomear alguns. Rockefeller certamente tinha poder e fama, mas ele não vivia tão bem quanto meus vizinhos”, disse Buffett.

– Poupando ou investindo, a única forma de você se sentir satisfeito com o que já conquistou é parar de mover a meta de patrimônio para cima sempre que começar a ganhar mais. “Se suas expectativas crescem mais rápido que sua renda, você nunca estará feliz com seu dinheiro”, escreveu Morgan Housel.

– Gerencie as expectativas até para não pressionar a si mesmo a exceder os limites. “Ter habilidade para recusar um dólar extra de trabalho, uma oportunidade potencial, uma casa maior e um carro mais legal é essencial se você quer usar o dinheiro para ter uma vida melhor.”

E para fechar uma aula de expectativas com Stephen Hawking. Quando perguntaram como ele era tão alegre, sua resposta foi: “Minhas expectativas foram reduzidas a zero aos 21 anos [quando tive paralisia]. Tudo desde então tem sido um bônus.”

 

Leia mais nesse texto do Morgan Housel: https://www.collaborativefund.com/blog/goalpost/