18/07/2022

Para ter ótimos retornos no longo prazo é necessário conviver com retornos inferiores no curto prazo?

“Se você pegar o track record do Buffett, entre 30% e 40% ele ficou abaixo do S&P 500. O mesmo acontece com os maiores value investors do mundo. O próprio IP Participações também fica abaixo entre 30% e 40% do tempo. Porém todos batem os seus índices no longo prazo.” - Bruno Barreto

Em julho de 2022 fomos convidados para participar da estreia do podcast Market Makers, que ocorreu na B3.

Ao lado dos apresentadores Thiago Salomão e Renato Santiago, nossos sócios Bruno Barreto e Gabriel Raoni falaram sobre a filosofia de investimentos da IP, investimentos no Brasil e exterior e sobre a importância de manter a disciplina durante os períodos de performance inferior.

 

A conversa rendeu cortes interessantes:

Bruno Barreto falou sobre como gestores bem sucedidos no longo prazo ficam abaixo dos seus índices de referência durante alguns anos.

Para dar números à fala do Bruno, resgatamos uma entrevista do saudoso Pedro Damasceno, da Dynamo, onde ele falou algo bem parecido: “O que a gente quer é ao longo do tempo gerar retornos consistentes com um risco bem calculado e para isso é inevitável em alguns anos ficar abaixo do índice.”

Publicamos em nossas redes uma parte da entrevista, juntamente com um estudo que fizemos para checar os números do nosso fundo IP Participações e do Dynamo Cougar.

Como enfrentamos um ambiente inflacionário global, não poderia faltar o assunto no podcast. Gabriel Raoni comentou sobre uma empresa no exterior que cresce seu lucro junto com a inflação e duas empresas brasileiras que tiveram dificuldades ao repassar preço ao consumidor.

Confira o bate-papo completo abaixo:

Saiba mais sobre nós:

Cadastre-se em nossa newsletter e receba com exclusividade nossos melhores insights no seu e-mail:
/cadastro-ipcp

Acesse as nossas redes e fique por dentro das novidades:
Instagram
Twitter
Linkedin

Assista aos nossos conteúdos:
Youtube

Mais informações sobre nossos fundos:
/fundos

Além disso, para ter novidades em primeira mão, acesse nosso grupo no WhatsApp
chat.whatsapp