09/09/2022

Acompanhar o mercado significa maior rentabilidade?

O tempo na frente da tela não faz de você um investidor melhor

Após trabalhar a vida inteira, Sr. Luiz aposentou. Ele tem uma boa reserva acumulada, fruto do trabalho e da disciplina como investidor, embora nunca tivesse tempo para acompanhar o mercado de perto. Agora, com maior disponibilidade, montou um escritório para acompanhar tudo.

O Sr. Luiz teve uma rentabilidade boa ao longo dos anos e pensou que com mais tempo disponível, poderia melhorá-la um pouco mais. Tinha o seguinte objetivo: um retorno de 15% acima de um título do tesouro com uma volatilidade de 10%. 

No livro Iludidos pelo Acaso, Nassim Taleb traz as seguintes estatísticas: um lucro de 15% com 10% de volatilidade se traduz em uma probabilidade de 93% de ganhar dinheiro em um período de 12 meses. Mas o Sr. Luiz montou sua mesa para acompanhar o mercado em tempo real.

Embora a probabilidade de sucesso da estratégia em uma janela de um ano seja de 93%, ao reduzir sua janela de observações para cada segundo, essa probabilidade é reduzida para 50,02%, conforme tabela abaixo.

 

Fonte: Iludidos Pelo Acaso, Nassim Taleb

 

Nessas premissas, se você ao invés de acompanhar o mercado a cada segundo, acompanhá-lo a cada minuto, ao longo do dia terá experimentado 241 minutos agradáveis vs 239 desagradáveis. Acompanhar em bases diárias também não melhora muito as probabilidades.

Kahneman, psicólogo e economista, reconhecido por seu trabalho sobre vieses comportamentais e ganhador do Nobel em 2002, explica que a dor causada por uma perda é duas vezes maior do que a felicidade de um ganho correspondente. Você consegue imaginar como será o dia do Sr. Luiz?

Ao passar metade do seu dia experimentando perdas (2x tristeza) e a outra metade experimentando ganhos (1x felicidade), ele chegará ao final do dia emocionalmente esgotado.

Ao aumentar o prazo para um mês, ele terá 67% de probabilidade de sucesso, isso é, em 12 meses, o Sr. Luiz terá 8 notícias boas e 4 ruins. Se ele ligar sua super mesa apenas uma vez por ano, em 20 anos serão 19 anos de sucesso e apenas 1 de tristeza. 

Em resumo, acompanhar o mercado o dia todo gera um déficit emocional. Ao alongar o prazo em que monitora seus investimentos, o Sr. Luiz sofre menos com a volatilidade de curto prazo e tem mais tempo para curtir a sua aposentadoria, com mente sã. 

Fontes: Iludidos Pelo Acaso e The Decision Lab.

 

 

Saiba mais sobre nós:

Cadastre-se em nossa newsletter e receba com exclusividade nossos melhores insights no seu e-mail:
/cadastro-ipcp

Acesse as nossas redes e fique por dentro das novidades:
Instagram
Twitter
Linkedin

Assista aos nossos conteúdos:
Youtube

Mais informações sobre nossos fundos:
/fundos

Além disso, para ter novidades em primeira mão, acesse nosso grupo no WhatsApp
chat.whatsapp