13/05/2022
Coisas que não vou me arrepender em 20 anos
Por Ben Carlson
Tradução livre de artigo publicado em 08 de maio de 2022
A vida é uma série de escolhas e consequências – ou trade-offs. A maioria das decisões que você toma é com informações imprecisas. Às vezes, você faz uma escolha idiota que funciona perfeitamente bem. Em outras, você toma uma decisão inteligente, mas tudo sai terrivelmente errado. Há mais sorte envolvida em sucesso e fracasso do que a maioria das pessoas gostaria de admitir.
Não é que você não tenha nenhum controle sobre como as coisas acontecem. Fazer boas escolhas o tempo todo aumenta consideravelmente as chances de ter sorte. Eu tomei várias decisões ao longo dos anos das quais me arrependo. Quem nunca? Mas conforme fico mais velho, tento analisar minhas decisões financeiras como meu eu-do-futuro olhará para elas.
Vou me arrepender dessa decisão em 5 anos? 10 anos? 20 anos?
Aqui vai uma amostra de alguns movimentos financeiros dos quais não vou me arrepender nas próximas décadas.
Pagar por boas férias. Eu sei como os juros compostos funcionam. Cada mil dólares economizados valem mais de 10 mil em 30 anos com uma taxa de 8% de retorno.
Juros compostos são uma força poderosa. Mas você não pode deixar esses números guiarem a sua vida. Uma vez que você atinja um nível razoável de economia ou sua meta, você também precisa se divertir. Eu nunca vou me arrepender de pagar por férias com a minha família.
Primeiro que há uma antecipação de benefícios, só com a expectativa, curtindo antes mesmo de viajar. Além disso, você ganha lembranças que pode resgatar pela vida toda. As memórias te proporcionam uma forma própria de juros compostos.
Ignorar meu portfólio em correções. Eu nunca confiro o saldo dos meus investimentos quando os mercados estão caindo. Eu tenho uma ideia de como estão os valores porque acompanho sempre de perto, mas eu não me castigo olhando para os números de fato. Quanto menos você olhar, menos vai doer.
Contanto que você tenha um plano e algumas regras para guiar suas atitudes, qual é o sentido de ficar olhando o tempo todo? Se você apenas olhar quando o mercado está subindo e ignorar o portfólio quando está caindo, você se poupa de angústia desnecessária.
Manter meu pacote de tv. Vale totalmente a pena o que eu pago para assistir TV e todos os filmes que vejo. Você só vai tirar meu pacote por cima do meu cadáver.
Comprar ações durante um mercado em baixa. Comprei algumas ações essa semana. Vou comprar mais na próxima semana, quando receber meu salário. E depois mais algumas porque é isso que acontece no dia 15 todo mês. Voltarei a comprar ações alguns dias depois para o meu plano de aposentadoria porque também faço isso todos os meses.
Claro, quando o mercado cai não é muito divertido. Quando isso acontece, sempre parece que as ações vão descer bem mais e nunca mais parar de cair. Olha só para todas essas correções, bear market e crashes ao longo dos anos:
Cada uma delas veio acompanhada de tensão, más notícias e manchetes assustadoras. As coisas eventualmente melhoram. Eu sei que as ações podem cair ainda mais. As coisas sempre podem piorar. Mas eu não vou olhar para essa correção daqui a 20 anos e me arrepender de ter comprado ações um pouco antes.
O mercado está em oferta. E eu sempre compro quando isso acontece.
Agora, algumas coisas que eu poderia me arrepender nos próximos anos:
Desistir do meu plano de investimento só porque ações e títulos estão em baixa.
Às vezes, investir é desconfortável. Isso não significa que você vai jogar seu plano de investimento pela janela. Não dá para esperar que tudo suba o tempo todo.
Ficar obcecado com meu portfólio cada vez que o mercado cai.
O que de bom vai sair se eu gastar todo meu tempo preocupado com uma coisa sobre a qual não tenho nenhum controle? Se você considerar correções e crashes nas suas expectativas, elas não serão tão ruins. Eu sei que meu portfólio vai cair de vez em quando. Alguns investimentos podem evaporar. É assim que o risco funciona.
Não acertar exatamente o fundo do poço da correção. As únicas pessoas que compram no preço mais baixo são sortudas ou estão mentindo. Meu plano financeiro não depende de acertar o market timing perfeitamente. Às vezes, eu compro quando as ações estão altas e elas sobem ainda mais. Em outras, eu compro na alta e elas caem. Acontece ainda de comprar na baixa e elas caírem mais. E por aí vai.
Essa é a beleza de comprar periodicamente. Nenhuma compra única vai selar o seu destino. Se seu plano de investimento requer perfeição, certamente vai se desapontar. Você não se arrepende de perdas no mercado se espera com antecedência que elas aconteçam.
Originalmente publicado no blog A Wealth of Common Sense.
https://awealthofcommonsense.com/2022/05/some-things-im-not-going-to-regret-in-20-years/