28/10/2022

No momento das grandes quedas é quando plantamos os retornos que serão colhidos nos próximos anos.

Este papo com o Gestor foi conduzido pelo nosso sócio Bruno Barreto, principal gestor da estratégia IP Value Hedge. Nesta conversa algumas perspectivas eram mais direcionadas ao IP Value Hedge.

“As pessoas ficam muito preocupadas nesses momentos de correção, achando que os mercados são imprevisíveis e incertos, mas a verdade é que os mercados sempre foram incertos.”

– Bruno Barreto

Sobre o IP Value Hedge

O fundo multimercado da IP tem como objetivo ter retorno acima do CDI em janelas de 3 anos. Para isso, o fundo gerido pelo nosso sócio Bruno Barreto investe principalmente em ações, porém atuando de forma mais ativa com estruturas de proteção da carteira.

O fundo teve início em 2006, sendo o Bruno gestor desde 2008. Desde seu início, o fundo teve rentabilidade de 2x o CDI do período.

 

Como o objetivo do fundo é ter retorno maior que o CDI em janelas de 3 anos, disponibilizamos abaixo um gráfico mostrando o retorno do fundo pela média móvel do mesmo período de tempo. É perceptível que em 4 momentos o fundo chegou a ter um retorno muito próximo do CDI ou um pouco abaixo. Calculamos qual teria sido o retorno nos 3 anos subsequentes, que é a tabela à direita do gráfico. 

O menor retorno foi de 1,7x o CDI e o maior é a janela atual, que ainda não completou 4 anos, uma vez que aconteceu em 2020, que tem o retorno até o 24/10/2022 de 2,4x o CDI.

 

Como sempre enfatizamos, o melhor aliado do investidor é a paciência.

Alocação do IP Value Hedge

Tendo em vista que o fundo tem como objetivo bater o CDI em janelas de 3 anos, de forma bem resumida, o fundo aloca seus recursos em: 

  • Carteira de ações: segue a filosofia de investimento da IP, buscando sempre empresas que acreditamos serem excepcionais; que ganham mercado ao longo do tempo; geridas por empresários honestos e competentes; com endividamento sob controle e negociado por um preço que consideramos adequado.
  • Proteções: mesmo investindo em empresas excepcionais e que navegam bem em diferentes cenários, em momentos de quedas bruscas do mercado as ações dessas empresas também sofrem. Tendo isso em vista, no IP Value Hedge buscamos amortecer essas quedas, de forma que possamos atravessar momentos mais turbulentos.
  • Caixa: nos permite fazer bons investimentos em momentos de quedas bruscas.

Incertezas

A IP existe desde 1988 e ao longo de 34 anos atravessou diversas crises. É comum durante esses momentos investidores ficarem assustados, achando que o cenário é muito incerto. Bruno Barreto chama atenção para o fato de que os mercados sempre são incertos, porém isso só recebe o foco necessário em momentos de crise. 

Devido à experiência adquirida nas mais de 3 décadas, buscamos sempre estarmos preparados para grandes crises, para podermos atravessá-la. Como gostamos de dizer, para chegar em primeiro, primeiro é preciso chegar. 

Reconhecemos que a melhor forma de proteger nosso patrimônio e de nossos cotistas das incertezas do mercado é investir em empresas excepcionais – isso é o que nos dá a tranquilidade necessária para atravessar esse momento. No longo prazo sabemos que preço e valor tendem a convergir.

Histórico das Quedas no S&P500

Nos últimos 65 anos o S&P 500 teve 15 correções maiores do que 20%, sendo que nos 5 anos após essas correções, em 100% dos casos, os retornos foram positivos. Obviamente isso não garante que o mesmo ocorrerá agora, porém nos ajuda a entender como o mercado se comportou no passado e em que ponto do ciclo estamos.

Momento de Plantar

Nas redes sociais vemos comportamentos parecidos nos momentos de grandes altas ou grandes quedas. Quando o retorno é muito positivo, investidores esperam que o retorno tenda ao infinito. Da mesma forma que sabemos que isso não acontece, quando todos noticiam o fim do mundo, sabemos que também não é assim. No momento das grandes quedas é quando plantamos os retornos que serão colhidos nos próximos anos.

Proteções no IP Value Hedge

O fundo sempre possui algum tipo de proteção, diferenciando o tamanho, a depender do preço dessas proteções e do risco percebido pelo gestor. 

Posições do Fundo

A maior posição do fundo é a Berkshire Hathaway. Historicamente, a empresa de Warren Buffett é uma excelente alocadora de capital e, com a queda recente do mercado, tendo aproximadamente US$ 100 bilhões em caixa, encontrará oportunidades de fazer aquisições com taxas de retorno interessantes. Importante ressaltar que com a alta nos juros, o caixa da Berkshire passa a ser melhor remunerado, aumentando também a receita financeira da holding.

Em ordem de grandeza, as maiores posições são Berkshire, Google e Itaúsa.

A Trajetória o IP Value Hedge na Crise de 2008 vs Momento Atual

Ao buscar retorno investindo em ações é inevitável que a alocação do fundo investida em empresas, mesmo aquelas excelentes, sofram momentaneamente quando o mercado atravessa crises. O papel das proteções é tentar amortecer as quedas no curto prazo para que possamos atravessar a turbulência, permitindo que o gestor aproveite os preços deprimidos para plantar o retorno dos próximos anos. Em retrospectiva, foi isso que ocorreu durante a crise financeira de 2008/ 2009 e também em outras crises. Estamos posicionados para que o fundo tenha uma trajetória similar.

Qual a Melhor Estratégia para Investir em Brasil Dentro do Perfil do IP Value Hedge

Definitivamente utilizar o câmbio, ou seja, uma aposta no Real não é algo que gostamos. Como olhamos com o horizonte de médio prazo, temos dificuldade de apostar contra a economia dos EUA, dado seu dinamismo, nível de inovação e arcabouço institucional. Uma opção seria aproveitar momentos de maior prêmio em títulos de inflação, como nas NTN-Bs, mas mesmo isso é algo que fazemos no fundo em menor escala. Preferimos investir em empresas que geram caixa ao longo do tempo do que o investir em títulos de dívida. O que acreditamos ser fundamental para investir no Brasil com segurança é: (i) ser muito criterioso com os ativos e (ii) ser ainda mais cuidadoso com o preço dos ativos, ou seja, para investir no Brasil é preciso ter gordura (margem de segurança). Lembrando que sempre podemos aguardar em caixa quando as oportunidades não são assimétricas em favor do fundo.

Como o IP Value Hedge Aproveita a Volatilidade em Posições Estruturais

O sonho que sempre perseguimos é um ativo que gera caixa de forma muito sólida, com uma governança excepcional negociando a preços interessantes. Por mais que quedas mais bruscas causem desconforto, são nesses momentos que essas oportunidades aparecem, e não em períodos de longas altas.Quando encontramos ficamos felizes inclusive quando o preço da ação cai um pouco. Por mais que isso gere alguma perda pro fundo, sabemos que é temporária. Além disso, utilizamos a estratégia de emitir opções de venda sobre este tipo de empresa. Se o preço não cair, capturamos o prêmio das opções. Se elas caem, automaticamente compramos mais ações a preços ainda mais descontados, potencializando ainda mais retornos excelentes no médio prazo.

Assista o bate papo na íntegra

Saiba mais sobre nós:

Cadastre-se em nossa newsletter e receba com exclusividade nossos melhores insights no seu e-mail:
/cadastro-ipcp

Acesse as nossas redes e fique por dentro das novidades:
Instagram
Twitter
Linkedin

Assista aos nossos conteúdos:
Youtube

Mais informações sobre nossos fundos:
/fundos

Além disso, para ter novidades em primeira mão, acesse nosso grupo no WhatsApp
chat.whatsapp