INSIGHTS

Há semelhanças entre a análise de empresas e o jornalismo investigativo? Muitas

Há semelhanças entre a análise de empresas e o jornalismo investigativo? Muitas

A Malu Gaspar, d’O Globo, é uma das melhores jornalistas investigativas do país.

Buscamos inspiração nos grandes jornalistas investigativos. A Malu Gaspar, d’O Globo, é uma das melhores jornalistas investigativas do país. Os livros “Tudo ou Nada”, sobre Eike Batista, e “A Organização”, sobre a Odebrecht, são trabalhos de fôlego em que Malu traz à tona uma faceta do capitalismo brasileiro que muitos gostariam de esconder.

O trabalho do analista de empresas é muito parecido com o do jornalista investigativo. Uma companhia é um organismo vivo em constante movimento. Possui cultura, processos, pessoas, incentivos, competidores, etc. Compreender sua dinâmica envolve muito mais que ler balanços. Estudar empresas requer curiosidade aguçada. Para encontrar as respostas que movem um caso de investimento, o analista tem que possuir habilidade para coletar (e checar) informações pertinentes de inúmeros stakeholders.

As similaridades não param por aí. Depois de muito cavar, um atributo igualmente importante é a capacidade de síntese. Pouco adianta ter muita profundidade sobre um assunto se não for possível colocar no papel o suprassumo das ideias. Uma tese de investimento nada mais é que o xarope concentrado de um longo processo de estudos. Tentando sempre melhorar a receita desse xarope, buscamos inspiração nos grandes jornalistas investigativos. Ambos têm na sua profissão a paixão por farejar e encontrar respostas.

Veja mais

Insight

Quanto dinheiro é preciso para viver com conforto?

Alguns conselhos do Morgan Housel Warren Buffett, Stephen Hawking e Gary Kremen para você definir qual é o número mais adequado para você:
Insight

O servente que acumulou US$8 milhões investindo em ações

A fabulosa história de Ronald Read, o servente que acumulou um patrimônio de US$ 8 milhões investindo em ações.
Insight

Você sabia que já tivemos uma revista impressa chamada “Investidor Profissional”?

Lançada em 1989, a revista da IP nasceu com o objetivo de divulgar nosso negócio de carteiras administradas, num mercado onde gestoras de fundos ainda não eram regulamentadas.
Insight

Jeff Bezos, fundador da Amazon, diz como não se arrepender de suas decisões. Aprenda com ele!

O modelo usado por Bezos para convencer a si mesmo a seguir em frente é uma verdadeira aula de como tomar boas decisões de vida.
Insight

Terry Smith explica por que só investe em empresas extraordinárias

Qualidade ou preço: o que importa mais?  Para o CEO do Fundsmith, vale muito mais a pena investir em empresas extraordinárias.

Quer saber mais?

Envie seu comentário, entre em contato ou acompanhe a gente nas redes sociais.

    Quero ficar por dentro das últimas publicações: